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O Agrupamento de Escolas da Damaia participou, mais uma vez, na Mostra de Projetos Educativos, divulgando junto da comunidade o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos no campo das expressões artísticas e físico-motoras no pré-escolar e 1º ciclo e em particular , no decorrer do último ano, da atividade que juntou a arte do Museu do Prado e a criação artística dos noss@s alun@s.
 
O resultado desse trabalho pode ser visto e apreciado aqui.
 
A tod@s expressamos o nosso muito obrigado pelo excelente trabalho desenvolvido!
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O Agrupamento de Escolas da Damaia, através d@s alun@s e da professora da Turma de Acolhimento, foi, mais uma vez, premiado no concurso Kamishibai Plurilingue (3ª edição) com o Kamishibai “Lica Bai Lica Fica”. Este trabalho irá também representar Portugal no Concurso Internacional de Kamishibais Plurilingue, no dia 29 de junho de 2021.
 
Este reconhecimento mostra a importância da Turma de Acolhimento na promoção do sucesso escolar d@s noss@s alun@s mas acima de tudo do processo de integração e inclusão que como Agrupamento privilegiamos e valorizamos.
 
 
A tod@s os envolvidos (alun@s da Turma de Acolhimento e Prof. Belisanda Tafoi) o nosso muito obrigado pelo excelente trabalho desenvolvido!











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No próximo dia 01/06/2021, pelas 18 h.15 m, realizar-se-á a tomada de posse do  Diretor do Agrupamento, José Marcelino Pontes de Oliveira, relativa ao quadriénio 2021/2025.
Atendendo ao estado de calamidade em que nos encontramos, a cerimónia terá lugar no Telheiro da Escola EB 2,3 Professor Pedro d'Orey da Cunha, tendo sido convidados os representantes da comunidade educativa e alguns alunos.
 
A Presidente do Conselho Geral
Ana Paula Pestana Ferreira
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Iniciaram-se hoje, 26 de maio, as sessões sobre ciência promovidas por investigadores da Fundação Champalimaud.
Estas sessões, dirigidas a alunos do 8º ano de escolaridade, estão inseridas no projeto "Ciência di Noz Manera" promovido pela Fundação em colaboração com o Agrupamento de Escolas da Damaia.





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As matrículas para o Ensino Pré-Escolar e 1º Ano do 1º Ciclo, para o Ano Letivo 2021/2022, reguladas pelo Despacho Normativo nº 10-B/2021 (aconselhada a leitura), poderão ser efetuadas por 2 vias no período de 15 de abril a 14 de maio de 2021:

  • PREFERENCIALMENTE, o pedido de matrícula deve ser efetuado via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital ou credenciais do Portal das Finanças;
  • Presencialmente, por marcação prévia via telefone, no horário de atendimento dos Serviços Administrativos da sede do Agrupamento de 19 de abril a 14 de maio de 2021.

Documentos necessários para o ato de matrícula em regime presencial:

  • 1 Fotografia (tipo passe);
  • Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão, Título de Residência ou Passaporte do(a) aluno(a) e do(a) Encarregado(a) de Educação;
  • Cartão de Utente do Centro de Saúde ou outro documento que o substitua;
  • Número de Identificação Fiscal do aluno(a) e do Encarregado(a) de Educação;
  • Número de Segurança Social do aluno(a) e do(a) Encarregado de Educação;
  • Declaração de composição do agregado familiar, retirada do Portal das Finanças (apenas quando o Encarregado(a) de Educação não é o pai ou a mãe;
  • Fatura comprovativa da morada (Recibo Água, Eletricidade ou Gás) ou Declaração da Entidade Patronal;
  • Declaração da Segurança Social (atualizada e com assinatura validada) onde indique o escalão de abono de família atribuído (só para alunos que requerem a Ação Social Escolar);

SÓ SERÃO ACEITES PROCESSOS DEVIDAMENTE COMPLETOS, SEM RASURAS OU CORRETOR (COM TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREGUES).

PARA MATRÍCULAS PRESENCIAIS, O ACESSO É FEITO DE FORMA INDIVIDUAL (UMA ÚNICA PESSOA), SENDO OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA.

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Finalizada esta semana em que no que respeita ao desenrolar das obras se conseguiu proceder à retirada das placas de fibrocimento dos blocos em falta, vimos pelo presente informar que: 
a) no início da próxima semana (22/03) os alunos do 3º C e 4º anos da EB1 Pe. Himalaia voltarão a frequentar a escola na EB2/3 Prof. Pedro D'Orey da Cunha. 
b) os alunos dos 2º e 3º Ciclos que durante a última semana assistiram às sessões síncronas nas instalações da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves, voltam a frequentar as referidas sessões nas instalações da EB2/3 Prof. pedro D'Orey da Cunha;
c) o serviço de refeições em regime de take-away passará a funcionar nas instalações da EB2/3 Prof. Pedro D'Orey da Cunha;
d) todas as entradas e saídas dos alunos, professores e serviço de take-away far-se-ão pela entrada da Rua Ana de Castro Osório (entrada junto do Pavilhão Desportivo);
e) os Serviços Administrativos do Agrupamento continuam a funcionar nas instalações da EB1 Pe. Himalaia.
Agradecemos mais uma vez, na pessoa do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Dr. Bruno Santos, a receção e disponibilidade demonstrada para com os nossos alunos, professores, técnicos e funcionários.
Informamos ainda que, apesar de continuarem a decorrer obras de intervenção na EB2/3 Prof. Pedro D'Orey da Cunha, estão garantidas todas as questões de segurança para que os nossos alunos possam frequentar o referido estabelecimento. 
 
Damaia, 19 de março de 2021
José Pontes de Oliveira
Diretor
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Com o anúncio, no passado dia 11 de março, sobre o reinício das atividades letivas no próximo dia 15 de março, e atendendo aos trabalhos que decorrem na Escola Sede do Agrupamento (blocos contíguos às salas do 1º Ciclo), entendeu a Direção deste Agrupamento, em articulação com as demais partes envolvidas procurar uma solução que garantisse o retorno dos nossos alunos à escola mas que ao mesmo tempo não houvesse necessidade de interromper a obra que há muito era esperada por toda a comunidade educativa. 
Assim decidiu-se que:
a) as 5 turmas de 1º Ciclo da EB1 Pe. Himalaia que frequentam as salas existentes na EB2/3 Prof. Pedro D'Orey da Cunha irão frequentar as aulas nas instalações da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves;
b) os alunos dos 2º e 3º Ciclos que durante as últimas semanas assistiram às sessões síncronas nas instalações da EB1 Pe. Himalaia, passarão também a assistir às referidas sessões nas instalações da ES Dr. Azevedo Neves;
c) o serviço de refeições em regime de take-away mantém-se na EB1/JI Águas Livres;
d) os Serviços Administrativos continuam a funcionar nas instalações da EB1 Pe. Himalaia.
Agradecemos desde já, na pessoa do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Dr. Bruno Santos, toda a disponibilidade e colaboração demonstrada.
Na certeza de que todos compreenderão esta decisão, informamos que no final da semana a situação será reavaliada, sendo comunicadas as alterações que vierem a ocorrer. 
 
Damaia, 13 de março de 2021
José Pontes de Oliveira
Diretor
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Atendendo ao início dos trabalhos de remoção de amianto na EB2/3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha, informamos que o referido estabelecimento encontra-se totalmente encerrado.

Os serviços administrativos do Agrupamento bem como o órgão de gestão estão a funcionar, por marcação, na EB1 Pe. Himalaia.

Contactos:

Serviços Administrativos: 936032329 e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Órgão de Gestão: 936713921 e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

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Para que as sessões síncronas sejam bem-sucedidas e uma mais valia para o processo de ensinoaprendizagem à distância, o(a) aluno(a) deve respeitar as seguintes regras:
▪ Ser assíduo(a), pontual e fazer-se acompanhar do material necessário para a aula;
▪ Procurar um local sossegado, sem ruídos, fatores de distração e que preserve ao máximo a privacidade familiar;
▪ Usar auscultadores (sempre que possível);
▪ Ter sempre a câmara ligada;
▪ Manter sempre o microfone desligado, ligando-o apenas se o(a) professor(a) o solicitar;
▪ Não usar o chat, a menos que queira esclarecer alguma dúvida, e aguardar a autorização do(a) professor(a) para falar;
▪ Não partilhar qualquer conteúdo que não seja pedido pelo(a) professor(a);
▪ Não usar o telemóvel, a não ser no caso de ser o dispositivo usado para assistir à aula;

Para além do dever de cumprimento das regras anteriormente descritas, informa-se que é aplicável aos alunos abrangidos pelo regime não presencial, com as necessárias adaptações, o disposto no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, aprovado pela Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, bem como no Regulamento Interno do Agrupamento.

Assim:
1. No que concerne à utilização de plataformas digitais, não é permitido, em caso algum, a interação dos pais/encarregados de educação e/ou outros membros familiares com os outros alunos da turma, ou com os professores, por via da plataforma digital (Google Classroom e Google Meet). O espaço de sala de aula, mesmo que online, é um espaço reservado exclusivamente a professores e alunos. Os pais podem e devem acompanhar os seus educandos, mas sem interferir no funcionamento das sessões. Se os pais/encarregados de educação pretenderem comunicar com o(a) professor(a), devem fazê-lo por via do(a) Educador(a)/Professor(a) Titular de Turma/Diretor(a) de Turma através do e-mail institucional.
2. Considerando que, nenhum aluno pode prejudicar, direta ou indiretamente, o direito à educação dos demais e sem prejuízo dos deveres consagrados na Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro e no Regulamento Interno do Agrupamento, NÃO é permitido:
▪ captar sons ou imagens de atividades letivas à distância;
▪ gravar as sessões síncronas;
▪ divulgar a terceiros, via Internet ou através de outros meios de comunicação, o áudio, o vídeo, as fotografias, os recursos ou os dados de acesso às plataformas digitais utilizados no ato educativo;
▪ divulgar a terceiros o endereço de e-mail e password de acesso às plataformas digitais;
▪ desrespeitar a autoridade e as instruções dos(as) professores(as), perturbando o normal funcionamento das sessões.
3. O incumprimento do estipulado nos pontos 1 e 2, poderá determinar:
▪ a suspensão imediata da sessão síncrona em curso;
▪ a suspensão imediata do(a) aluno(a) da sessão síncrona em curso;
▪ o impedimento do(a) aluno(a) continuar a frequentar as sessões síncronas, por um período de tempo a determinar pelo diretor do Agrupamento;
▪ a abertura de Processo Disciplinar.

ENSINO à DISTÂNCIA (E@D)
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