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O Agrupamento de Escolas da Damaia, através d@s alun@s e da professora da Turma de Acolhimento, foi, mais uma vez, premiado no concurso Kamishibai Plurilingue (3ª edição) com o Kamishibai “Lica Bai Lica Fica”. Este trabalho irá também representar Portugal no Concurso Internacional de Kamishibais Plurilingue, no dia 29 de junho de 2021.
 
Este reconhecimento mostra a importância da Turma de Acolhimento na promoção do sucesso escolar d@s noss@s alun@s mas acima de tudo do processo de integração e inclusão que como Agrupamento privilegiamos e valorizamos.
 
 
A tod@s os envolvidos (alun@s da Turma de Acolhimento e Prof. Belisanda Tafoi) o nosso muito obrigado pelo excelente trabalho desenvolvido!











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No próximo dia 01/06/2021, pelas 18 h.15 m, realizar-se-á a tomada de posse do  Diretor do Agrupamento, José Marcelino Pontes de Oliveira, relativa ao quadriénio 2021/2025.
Atendendo ao estado de calamidade em que nos encontramos, a cerimónia terá lugar no Telheiro da Escola EB 2,3 Professor Pedro d'Orey da Cunha, tendo sido convidados os representantes da comunidade educativa e alguns alunos.
 
A Presidente do Conselho Geral
Ana Paula Pestana Ferreira
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Iniciaram-se hoje, 26 de maio, as sessões sobre ciência promovidas por investigadores da Fundação Champalimaud.
Estas sessões, dirigidas a alunos do 8º ano de escolaridade, estão inseridas no projeto "Ciência di Noz Manera" promovido pela Fundação em colaboração com o Agrupamento de Escolas da Damaia.





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As matrículas para o Ensino Pré-Escolar e 1º Ano do 1º Ciclo, para o Ano Letivo 2021/2022, reguladas pelo Despacho Normativo nº 10-B/2021 (aconselhada a leitura), poderão ser efetuadas por 2 vias no período de 15 de abril a 14 de maio de 2021:

  • PREFERENCIALMENTE, o pedido de matrícula deve ser efetuado via Internet, em portaldasmatriculas.edu.gov.pt, com recurso à autenticação através de Cartão de Cidadão, Chave Móvel Digital ou credenciais do Portal das Finanças;
  • Presencialmente, por marcação prévia via telefone, no horário de atendimento dos Serviços Administrativos da sede do Agrupamento de 19 de abril a 14 de maio de 2021.

Documentos necessários para o ato de matrícula em regime presencial:

  • 1 Fotografia (tipo passe);
  • Bilhete de Identidade, Cartão do Cidadão, Título de Residência ou Passaporte do(a) aluno(a) e do(a) Encarregado(a) de Educação;
  • Cartão de Utente do Centro de Saúde ou outro documento que o substitua;
  • Número de Identificação Fiscal do aluno(a) e do Encarregado(a) de Educação;
  • Número de Segurança Social do aluno(a) e do(a) Encarregado de Educação;
  • Declaração de composição do agregado familiar, retirada do Portal das Finanças (apenas quando o Encarregado(a) de Educação não é o pai ou a mãe;
  • Fatura comprovativa da morada (Recibo Água, Eletricidade ou Gás) ou Declaração da Entidade Patronal;
  • Declaração da Segurança Social (atualizada e com assinatura validada) onde indique o escalão de abono de família atribuído (só para alunos que requerem a Ação Social Escolar);

SÓ SERÃO ACEITES PROCESSOS DEVIDAMENTE COMPLETOS, SEM RASURAS OU CORRETOR (COM TODOS OS DOCUMENTOS NECESSÁRIOS ENTREGUES).

PARA MATRÍCULAS PRESENCIAIS, O ACESSO É FEITO DE FORMA INDIVIDUAL (UMA ÚNICA PESSOA), SENDO OBRIGATÓRIO O USO DE MÁSCARA.

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Finalizada esta semana em que no que respeita ao desenrolar das obras se conseguiu proceder à retirada das placas de fibrocimento dos blocos em falta, vimos pelo presente informar que: 
a) no início da próxima semana (22/03) os alunos do 3º C e 4º anos da EB1 Pe. Himalaia voltarão a frequentar a escola na EB2/3 Prof. Pedro D'Orey da Cunha. 
b) os alunos dos 2º e 3º Ciclos que durante a última semana assistiram às sessões síncronas nas instalações da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves, voltam a frequentar as referidas sessões nas instalações da EB2/3 Prof. pedro D'Orey da Cunha;
c) o serviço de refeições em regime de take-away passará a funcionar nas instalações da EB2/3 Prof. Pedro D'Orey da Cunha;
d) todas as entradas e saídas dos alunos, professores e serviço de take-away far-se-ão pela entrada da Rua Ana de Castro Osório (entrada junto do Pavilhão Desportivo);
e) os Serviços Administrativos do Agrupamento continuam a funcionar nas instalações da EB1 Pe. Himalaia.
Agradecemos mais uma vez, na pessoa do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Dr. Bruno Santos, a receção e disponibilidade demonstrada para com os nossos alunos, professores, técnicos e funcionários.
Informamos ainda que, apesar de continuarem a decorrer obras de intervenção na EB2/3 Prof. Pedro D'Orey da Cunha, estão garantidas todas as questões de segurança para que os nossos alunos possam frequentar o referido estabelecimento. 
 
Damaia, 19 de março de 2021
José Pontes de Oliveira
Diretor
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Com o anúncio, no passado dia 11 de março, sobre o reinício das atividades letivas no próximo dia 15 de março, e atendendo aos trabalhos que decorrem na Escola Sede do Agrupamento (blocos contíguos às salas do 1º Ciclo), entendeu a Direção deste Agrupamento, em articulação com as demais partes envolvidas procurar uma solução que garantisse o retorno dos nossos alunos à escola mas que ao mesmo tempo não houvesse necessidade de interromper a obra que há muito era esperada por toda a comunidade educativa. 
Assim decidiu-se que:
a) as 5 turmas de 1º Ciclo da EB1 Pe. Himalaia que frequentam as salas existentes na EB2/3 Prof. Pedro D'Orey da Cunha irão frequentar as aulas nas instalações da Escola Secundária Dr. Azevedo Neves;
b) os alunos dos 2º e 3º Ciclos que durante as últimas semanas assistiram às sessões síncronas nas instalações da EB1 Pe. Himalaia, passarão também a assistir às referidas sessões nas instalações da ES Dr. Azevedo Neves;
c) o serviço de refeições em regime de take-away mantém-se na EB1/JI Águas Livres;
d) os Serviços Administrativos continuam a funcionar nas instalações da EB1 Pe. Himalaia.
Agradecemos desde já, na pessoa do Sr. Diretor do Agrupamento de Escolas Dr. Azevedo Neves, Dr. Bruno Santos, toda a disponibilidade e colaboração demonstrada.
Na certeza de que todos compreenderão esta decisão, informamos que no final da semana a situação será reavaliada, sendo comunicadas as alterações que vierem a ocorrer. 
 
Damaia, 13 de março de 2021
José Pontes de Oliveira
Diretor
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Atendendo ao início dos trabalhos de remoção de amianto na EB2/3 Prof. Pedro D’Orey da Cunha, informamos que o referido estabelecimento encontra-se totalmente encerrado.

Os serviços administrativos do Agrupamento bem como o órgão de gestão estão a funcionar, por marcação, na EB1 Pe. Himalaia.

Contactos:

Serviços Administrativos: 936032329 e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Órgão de Gestão: 936713921 e Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

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Para que as sessões síncronas sejam bem-sucedidas e uma mais valia para o processo de ensinoaprendizagem à distância, o(a) aluno(a) deve respeitar as seguintes regras:
▪ Ser assíduo(a), pontual e fazer-se acompanhar do material necessário para a aula;
▪ Procurar um local sossegado, sem ruídos, fatores de distração e que preserve ao máximo a privacidade familiar;
▪ Usar auscultadores (sempre que possível);
▪ Ter sempre a câmara ligada;
▪ Manter sempre o microfone desligado, ligando-o apenas se o(a) professor(a) o solicitar;
▪ Não usar o chat, a menos que queira esclarecer alguma dúvida, e aguardar a autorização do(a) professor(a) para falar;
▪ Não partilhar qualquer conteúdo que não seja pedido pelo(a) professor(a);
▪ Não usar o telemóvel, a não ser no caso de ser o dispositivo usado para assistir à aula;

Para além do dever de cumprimento das regras anteriormente descritas, informa-se que é aplicável aos alunos abrangidos pelo regime não presencial, com as necessárias adaptações, o disposto no Estatuto do Aluno e Ética Escolar, aprovado pela Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro, bem como no Regulamento Interno do Agrupamento.

Assim:
1. No que concerne à utilização de plataformas digitais, não é permitido, em caso algum, a interação dos pais/encarregados de educação e/ou outros membros familiares com os outros alunos da turma, ou com os professores, por via da plataforma digital (Google Classroom e Google Meet). O espaço de sala de aula, mesmo que online, é um espaço reservado exclusivamente a professores e alunos. Os pais podem e devem acompanhar os seus educandos, mas sem interferir no funcionamento das sessões. Se os pais/encarregados de educação pretenderem comunicar com o(a) professor(a), devem fazê-lo por via do(a) Educador(a)/Professor(a) Titular de Turma/Diretor(a) de Turma através do e-mail institucional.
2. Considerando que, nenhum aluno pode prejudicar, direta ou indiretamente, o direito à educação dos demais e sem prejuízo dos deveres consagrados na Lei n.º 51/2012, de 5 de setembro e no Regulamento Interno do Agrupamento, NÃO é permitido:
▪ captar sons ou imagens de atividades letivas à distância;
▪ gravar as sessões síncronas;
▪ divulgar a terceiros, via Internet ou através de outros meios de comunicação, o áudio, o vídeo, as fotografias, os recursos ou os dados de acesso às plataformas digitais utilizados no ato educativo;
▪ divulgar a terceiros o endereço de e-mail e password de acesso às plataformas digitais;
▪ desrespeitar a autoridade e as instruções dos(as) professores(as), perturbando o normal funcionamento das sessões.
3. O incumprimento do estipulado nos pontos 1 e 2, poderá determinar:
▪ a suspensão imediata da sessão síncrona em curso;
▪ a suspensão imediata do(a) aluno(a) da sessão síncrona em curso;
▪ o impedimento do(a) aluno(a) continuar a frequentar as sessões síncronas, por um período de tempo a determinar pelo diretor do Agrupamento;
▪ a abertura de Processo Disciplinar.

ENSINO à DISTÂNCIA (E@D)
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Esperamos que se encontrem todos bem!

Segunda-feira dia 8 de fevereiro iniciaremos as sessões síncronas (sessões em que os alunos estão em simultâneo com os professores). Como todos sabem estas sessões irão substituir as aulas presenciais, até novas indicações. Para respeita  os tempos das sessões síncronas foi necessário proceder a  adaptações nos horários dos alunos. Desta forma aqui ficam os horários para esta nova etapa.

E@D_PRÉESCOLAR
E@D_1CICLO
E@D_5º ANO

E@D_6º ANO
E@D_7º ANO
E@D_8º ANO
E@D_9º ANO

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