Voltar ao topo

foto1 foto2 foto3 foto4 foto5


A Federação Mundial de Saúde Mental (World Federation for Mental Health) instituiu, em 1992, o Dia Mundial da Saúde Mental, com o objetivo de promover uma oportunidade anual para aumentar o conhecimento público sobre saúde mental.




 


Acessos: 933

Setembro é um mês de mudança nas escolas portuguesas!

Novos alunos, colegas, assistentes operacionais… Todos já passámos por isso! Se por um lado, uma nova aventura se inicia, por outro, os receios são intermináveis.

A despeito de uma pandemia que teima em não nos deixar, a verdade é que um novo ano escolar se avizinha, pelo que o Gabinete de Informação e Divulgação das Boas Práticas, não pode deixar de expressar votos de um excelente ano letivo a toda a comunidade educativa. Para quem não conhece a função deste gabinete, é importante ressalvar que esta valência foi criada há 3 anos, com o desiderato de exibir as atividades e iniciativas, quer de caráter individual, quer de carácter coletivo dinamizadas pelos diferentes Departamentos Curriculares da Escola Sede, bem como pelas restantes escolas que constituem o Agrupamento de Escolas da Damaia. A par desta intenção de partilhar as boas práticas dinamizadas em sala de aula, ou até mesmo, fora dela, pretendeu-se também melhorar a comunicação interna e externa entre os vários intervenientes do processo educativo, estabelecer parcerias com outras valências do Agrupamento e fomentar a dinâmica sistémica, numa perspetiva inclusiva e colaborativa, integrando sempre a heterogeneidade cultural, linguística e científica dos nossos alunos.

 Esperamos este ano, amadurecido o projeto, o qual conta com a existência de um blogue e de uma newsletter mensal, que possamos retomar e alavancar, ainda mais, as tradicionais exposições, visitas, espetáculos, trabalhos… de âmbito escolar.

Neste sentido, continuaremos a mostrar o que de bom fazemos e, por isso, contamos com a colaboração de todos os agentes educativos. Assim, a fim de dar conhecimento destas atividades, solicitamos que as documentem e enviem fotografias, textos, desenhos, em suporte editável, para o e-mail do gabinete (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.) até ao dia 27 de cada mês. Estas figurarão no blogue e na newsletter mensal, acessíveis através da página da Escola, do site ou da própria newsletter, como forma de celebrar as conquistas de miúdos e graúdos que compõem o Agrupamento.





Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa.Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive.

                                    Ricardo Reis

A Coordenação:
José Calamote
Susana Dias
Acessos: 1057

O ano letivo vai recomeçar e já existem datas para a afixação das listagens das turmas, dos horários, das apresentações e início das aulas!
Publicamos então as seguintes informações:

 


Cronograma de abertura do ano Letivo 2021/2022

Receção aos pais e Encarregados de Educação (S1 JIDAMAIA / S1 ÁGUAS LIVRES / S1 COVA DA MOURA)

Receção aos pais e Encarregados de Educação (1º Ano)

Receção aos pais e Encarregados de Educação (5º Ano)

Receção aos Alunos das Turmas do Agrupamento. 


INFORMAÇÃO - AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA:
Na sequência da informação fornecida pelos Diretores de Turma e face à atual situação pandémica, nas aulas de Ed. Física, o aluno terá que:
1 - vir devidamente equipado de casa, com o material necessário para a prática desportiva (t-shirt branca, calção ou calça de fato de treino ou leggings);
2 -  trazer, de casa, um outro par de ténis dentro da mochila, para trocar os ténis da rua, para poder realizar esta aula no pavilhão da POC;
Em face desta situação, é de todo conveniente que os enc. de educação e os alunos se certifiquem que o material se encontra devidamente desinfetado. 
 
INFORMAÇÃO - AULAS DE ED. VISUAL E ED. TECNOLÓGICA:
Na sequência da informação fornecida pelos Diretores de Turma e face à atual situação pandémica, nas aulas destas disciplinas o material não fica guardado na escola, pelo que, sempre que os alunos têm a disciplina têm de levar o seu material, pois não há empréstimo de material.  
 




Acessos: 1278
O Jorge cresceu na Damaia, tendo sido aluno da Escola Prof. Pedro D’Orey da Cunha, onde quase por acaso se deixou apaixonar pelo Judo.
 
A medalha de bronze dos Jogos Olímpicos, juntamente com todas as outras, dignifica Portugal, a Damaia e a comunidade educativa que o viu crescer como aluno e desportista, reforçando a dimensão inclusiva e a diferenciação pedagógica que desde sempre marcou e marca a visão e missão deste Agrupamento!
Hoje sentimos enorme orgulho por sermos parte importante do teu crescimento enquanto pessoa e atleta.
 
Parabéns Jorge!!!
Acessos: 1087

Ao longo deste ano, decorreu no nosso Agrupamento, o Projecto Erasmus+ Promoting transnational equality and students’ achievement through digital competences, que teve como objetivo sensibilizar os docentes para a importância da imagem no processo ensino aprendizagem.

Os parceiros que integram e dinamizam este Projeto são oriundos da Suécia, de Portugal e da Roménia. A delegação sueca ficou responsável pelo Projeto, estando Portugal a participar com duas professoras e a Roménia com 3 psicólogas que também são docentes de educação especial.

Apesar dos condicionalismos, devido a pandemia, o Projeto, que inclui três deslocações para intercâmbio de professores, aos três países participantes, não ficou parado. Há reuniões semanais e sessões de trabalho conjuntas feitas via videoconferência.

Houve uma primeira ação de formação para professores do Agrupamento de Escolas da Damaia, que também esteve aberta aos colegas da E.B. 2,3 Francisco de Arruda, em Lisboa, subordinada ao tema Pictures – how to use more pictures in your everyday lesson. Houve 6 participantes, que deram um bom feedback desta formação, mostrando interesse em continuar a fazer parte deste projeto.

Nos meses de Junho e Julho decorreu a segunda ação de formação que incidiu sobre o tema: Feedback aos alunos por via digital. Esta TTA (Teacher Training Activity) contou com a participação de docentes do Agrupamento de Escolas da Damaia e contribuiu para uma melhoria significativa na forma de darmos feedback aos nossos alunos e Encarregados de Educação através da plataforma Inovar Consulta.

As docentes Ana Magano e Fernanda Montenegro agradecem à Direção do Agrupamento de Escolas da Damaia a flexibilidade em adaptar horários de reuniões, e aos colegas que participaram ativamente, nas ações de formação, realizadas no Segundo semestre deste ano letivo.
digitalcompetence.net

Acessos: 1414

Ao abrigo do programa do XXII Governo Constitucional, e com o objetivo de alcançar a meta da “Universalização da Escola Digital”, o Ministério da Educação facultou aos alunos, a título de empréstimo, kits digitais e kits de conetividade, compostos por: Mochila, computador portátil, headset, router e cartão SIM. 

Todo este equipamento deverá ser devolvido no final de cada ciclo de estudos (4º e 9º de escolaridade), para que no ano letivo seguinte sejam disponibilizados aos alunos equipamentos com características diferentes.

 

Ano

Data de entrega

15 de julho (das 9:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:00)

4º Águas Livres

16 de julho (das 9:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:00)

4º Padre Himalaia

19 de julho (das 9:00 às 13:00 e das 14:30 às 17:00)

 

É muito importante o cumprimento deste prazo.

  • Os kits deverão ser entregues na escola sede do nosso agrupamento, Escola Pedro D’Orey da Cunha, na data indicada;
  • Os kits deverão vir limpos e desinfetados;
  • Devem trazer o auto de entrega;
  • Os computadores portáteis devem vir com a carga total da bateria, para verificação do estado dos mesmos;
  • Deverá ser o Encarregado de Educação ou o/a aluno/a quando maior de idade, a fazer a entrega dos equipamentos, pois terá de assinar documentos.

Todo o equipamento tem que ser entregue em condições de reutilização.

Acessos: 1169
Informam-se os pais e encarregados de educação dos alunos que necessitam de vir ao Agrupamento para proceder à matrícula para o 5º/7º ano que devem fazer a respetiva marcação via telefone: 214906370
 
Horário
12/07: 13h às 17h
13/07: 9h às 11:30h e 13h às 17h
 
Relembramos que devem trazer em suporte digital a documentação que pode vir a ser necessária (foto, comprovativos de morada, outros documentos), não esquecendo os documentos de identificação do aluno(a) e do encarregado de educação.
Acessos: 1114