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Aviso a toda a comunidade educativa: 
Alunos, Encarregados de Educação, Pessoal docente e não docente 


Durante o presente ano letivo está a ser implementado um processo de diagnóstico do agrupamento, envolvendo toda a comunidade educativa, dando cumprimento ao estabelecido na Lei n.º 31/2002, de 20 de dezembro que diz respeito à autoavaliação das escolas, processo este que consideramos fundamental para podermos evoluir positivamente na qualidade das respostas educativas que oferecemos.

O modelo de autoavaliação europeu CAF Educação (Common Assessment Framework) foi o adotado por ter dado provas de eficácia no apoio à melhoria do serviço prestado nos Agrupamentos onde foi implementado. O objetivo deste projeto é determinar o estado atual do agrupamento (diagnóstico organizacional e pedagógico) e seguidamente definir o caminho que deve ser seguido (ações de melhoria) para poder ir ao encontro do clima de melhoria contínua que pretendemos. Assim, no mês de maio, vai ser solicitada a participação da comunidade educativa para responder a um questionário sobre o agrupamento.

No espírito do Projeto Educativo, tal como está inscrito nos seus objetivos, o Agrupamento de Escolas da Damaia tem como prática “valorizar o contributo de todos os membros da comunidade educativa na construção de uma escola para todos” devendo ser um espaço reflexivo, participativo e de aprendizagem constante, promotora da inovação no ensino e aprendizagem e ao nível da gestão escolar. Neste sentido,  contamos  o vosso contributo!

Para consultar o Planeamento Estratégico, clique aqui

A equipa de autoavaliação

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Este Programa tem como finalidade identificar alunos do Agrupamento de Escolas da Damaia que se voluntariem para apoiar os seus pares, acompanhando-os, designadamente no desenvolvimento das aprendizagens, no esclarecimento de dúvidas, na preparação para os momentos de avaliação e especialmente quer na integração do grupo pares quer na sua participação na vida escolar.

Estão abertas as inscrições até ao dia 13 de outubro. Para tal, devem dirigir-se ao gabinete do GAAF e contactar a Animadora Vera.

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A participação da Escola, com intervenção de todos os membros da sua comunidade educativa, no combate a todas as formas de violência é uma missão fundamental e um ato de cidadania ativa.

O Ministério da Educação, colaborou na elaboração do Guia de Intervenção Integrada Junto de Crianças e Jovens Vítimas de Violência Doméstica, com o objetivo de melhorar a intervenção junto de crianças ou jovens vítimas de maus tratos em contexto de violência doméstica.

O Guia de Intervenção Integrada junto de Crianças ou Jovens vítimas de VD que aqui se apresenta está enquadrado no Plano de ação para a prevenção e o combate à violência contra as mulheres e à violência doméstica 2018-2021, integrado na Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2018-2030 – Portugal + Igual, aprovada pela Resolução do Conselho de Ministros nº 61/2018, de 21.05.2018, sob a coordenação da CIG.

                                                                                
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O Gabinete de Informação e Divulgação das Boas Práticas deseja a toda a comunidade educativa um excelente ano letivo!

Este Gabinete foi criado há dois anos com a ambição de mostrar à comunidade educativa as atividades realizadas numa escola TEIP, da periferia de Lisboa, numa perspetiva de dinâmica colaborativa e inclusiva, encetando práticas pedagógicas inovadoras, adequadas à heterogeneidade da realidade sociocultural dos nossos alunos. Neste sentido, o projeto continua a sensibilizar para a colaboração de todos os agentes educativos. Este ano a situação pandémica mundial, que teima em não abandonar a humanidade, tem condicionado a realização de atividades de cariz cultural, literário e científico, designadamente, exposições, visitas de estudo, espectáculos, entre outras, no âmbito escolar. Não obstante, a comunidade educativa abraçou novas nascentes de pedagogias, estreitou novos trilhos, descobriu novas metodologias e iniciativas que são realizadas em sala de aula. A fim de dar conhecimento destas atividades, solicitamos que as  documentem  e enviem fotografias, textos, desenhos para o email do gabinete. Estas figurarão no blogue e na newsletter mensal, acessíveis através da página da Escola como forma de celebrar as conquistas de miúdos e graúdos que compõem o Agrupamento.

 

Este ano o Gabinete de Informação e Divulgação de Boas práticas desenvolverá o seu trabalho em articulação com o Projeto de Educação para a Saúde, no âmbito da divulgação do plano de contingência da escola face à COVID-19 e informações pertinentes relativas à mesma.

 

Desde já agradecemos a vossa colaboração e contamos com o compromisso e a resiliência de todos para tornarmos o nosso Agrupamento um espaço seguro e cumulativamente motivador para os nossos alunos!

 A Coordenação:
José Calamote
Neusa Cid
Susana Dias

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O Agrupamento de Escolas da Damaia elaborou um plano de contingência, a partir das orientações emanadas pela Direção-Geral de Estabelecimentos Escolares, de modo a permitir enfrentar, de modo adequado, as possíveis consequências de uma pandemia de Covid-19.


Plano de Contingência
Código de conduta
Reorganização do Espaço Escolar , Higienização e Sinalética Do Agrupamento
                      EB1/ JI ÁGUAS LIVRES
                      EB1  Padre Himalaia
                      EB 2,3 Professor Pedro D'Orey da Cunha
                      JI dA COVA DA MOURA
                      JI da Damaia
Recomendações aos Jovens

Novo Coronavírus, apresentação para a comunidade escolar.

 

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Informamos que continuamos a acompanhar a situação e relembramos todos para o cumprimento das recomendações da DGS, para a qual deixamos ligação para o site de acompanhamento da situação em causa.

https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx 

Mais se torna público que serão divulgadas, neste mesmo sítio, todas as informações do Agrupamento relativas a esta situação.


3º Período Informações
 
 
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Na sequência da informação fornecida pelos Diretores de Turma e na impossibilidade de guardar convenientemente os ténis de todos os alunos da POC no pavilhão gimnodesportivo, informo:
1-Para a realização das aulas de Ed. Física, os alunos devem trazer, de casa, num saco, um par de ténis dentro da mochila e, igualmente, uma bolsa ou saco para guardarem a máscara no decurso da aula.
2- Em face da atual situação, é de todo conveniente que os encarregados de educação e os alunos se certifiquem que o material se encontra devidamente desinfetado. 
O Diretor
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Neste início de ano letivo e face à situação provocada pela pandemia COVID-19 estabeleceram-se um conjunto de medidas de prevenção e minimização do risco de transmissão da doença que possam garantir a segurança da Comunidade Educativa. Deste modo apresentam-se os cronogramas para as apresentações a serem realizadas nas escolas do Agrupamento.

Jardim de Infância da Damaia
EB1 Padre Himalaia
EB1/JI Águas Livres
JI Cova da Moura
Pedro D'Orey da Cunha 2º Cilco   3º Ciclo

Os Horários da turmas serão publicados na pagina da escola durante o dia de terça feira (15 de setembro).

Com o desejo de um Bom Ano Letivo apelamos à compreensão e à colaboração de todos (as) para que o mesmo possa decorrer com a desejada normalidade.

 

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Tendo presente todas as medidas para o ano letivo 2020/2021 presentes na Resolução do Conselho de Ministros n.º 53-D/2020 e procurando criar todas as condições para que o ano letivo possa decorrer de forma normal e segura, o Agrupamento de Escolas da Damaia implementou uma série de medidas de segurança, entre as quais surge a necessidade de adaptação dos horários de funcionamento das escolas.

Assim para o ano letivo 2020/2021 os horários de funcionamento das escolas do Agrupamento serão:

Pré-escolar – das 9h às 15:30h

1.º ciclo – das 8:45h às 17:30h (entradas e saídas faseadas a iniciar pelo 4º ano)

2º ciclo e 3 turmas de 7º ano (B, C, D)* – das 8h às 13:15h

3º ciclo – das 13:35h às 18:50h (de forma a acomodar toda a carga letiva, as turmas de 3º ciclo terão em um ou dois dias aulas no turno da manhã/tarde que iniciam nos últimos/primeiros tempos desse turno)

* Turmas com a média de idades mais baixa, de acordo com o critério definido em Conselho Pedagógico.

Informamos que dia 17 de agosto poderão consultar a respetiva turma do seu educando acedendo ao INOVAR CONSULTA.

Nos 2.º e 3.º ciclos os alunos terão blocos de aulas de 100 minutos com um intervalo de 5 e 10 minutos em ambos os turnos.

Sendo o princípio o menor número de “cruzamentos” possível, apelamos aos pais e encarregados de educação que os alunos sejam portadores do seu lanche da manhã/tarde e só será permitida a permanência dos alunos na escola de acordo com o turno a que pertencem. Apelamos ainda que para efeitos de marcação de almoços e carregamento de cartões sejam utilizadas as plataformas digitais disponibilizadas pelo SIGE.

Os alunos do turno da tarde que pretendam almoçar na escola devem fazer a entrada na mesma às 12:25h. Para os alunos do turno da manhã, informamos que está a ser estudada a possibilidade de existência de serviço take-away. De qualquer forma poderão sempre almoçar na escola e depois irem para casa.

Para as aulas de Educação Física dos 2º e 3º ciclos, os alunos terão de ter um calçado de desporto que ficará guardado no pavilhão da escola.

Para as demais disciplinas, relembramos que todos os alunos devem ser portadores do seu material, na medida em que no ano letivo 2020/2021 não haverá empréstimos ocasionais de material (calculadoras, material de desenho/pintura, entre outros).

Os alunos que usufruirão do Apoio Tutorial Específico (alunos com 2 ou mais retenções e alunos retidos no ano letivo 2019/2020) irão frequentá-lo em regime de contra turno. Relativamente à Orquestra Geração, os horários também serão elaborados tendo em conta os horários das turmas, assim como o Desporto Escolar. Todos os demais projetos e clubes ficam suspensos até informação contrária.

Informa-se que na educação pré-escolar e no 1.º ciclo, em caso de ausência do docente titular, os alunos não poderão permanecer nos estabelecimentos, uma vez que não se encontra assegurado o seu acompanhamento por um docente. Nos 2º e 3º ciclos, sempre que essa ausência se verifique no último tempo do turno os alunos sairão da escola. Nos outros tempos, o Agrupamento procurará uma solução que evite que os alunos fiquem dispersos pelo pátio da escola.

Informamos ainda que as plataformas digitais usadas ao longo deste final de ano letivo continuarão a ser usadas no próximo ano letivo, em moldes a definir posteriormente.

Mais informamos que de acordo com o projeto municipal de semestralização do calendário escolar, o mesmo foi aceite pelo ministério e será implementado em todas as escolas do município. Sobre este assunto daremos mais informações brevemente.

O Agrupamento de Escolas da Damaia tem clara noção dos eventuais inconvenientes e constrangimentos causados pelos horários a implementar, no entanto, também sabemos que toda a comunidade escolar entende a importância da aplicação destas medidas, tendo sempre como pano de fundo conseguirmos garantir a presencialidade das atividades letivas sem colocar em causa a saúde de ninguém.

                               
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O ano letivo findou, é tempo de reviver o que de melhor se fez no Agrupamento, mas mais importante agraciar, revitalizar as memórias e torná-las perenes nos corações infantis e pueris dos alunos, para que estes relembrem com carinho as atividades, os ensinamentos e, sobretudo, as emoções que viveram neste pequeno GRANDE Agrupamento.

Assim, urge agradecer a colaboração do pessoal docente e não docente, Encarregados de Educação, alunos, todas as valências, equipas de projetos e membros da Direção, que generosamente fizeram parte deste Projeto Gabinete de Informação e Divulgação de Boas Práticas, através da divulgação, partilha e replicação de atividades. 

Pese embora as vicissitudes intrínsecas aos dislates dos nossos queridos alunos, assim como os contornos inusitados inerentes a uma epidemia fortuita (a qual veio mudar o paradigma da atual “escola”), os professores contornaram obstáculos, “meteram mãos à obra” e, de forma exímia, primaram pela excelência ao encontro da visão colaborativa e valores inclusivos do Agrupamento. Através do trabalho cooperativo, ensinaram os valores da ajuda mútua e da resiliência aos seus aprendizes e famílias, aditando e/ou reformulando atividades às inicialmente previstas, adequando-as às necessidades das nossas crianças/jovens e, mais tarde, à especificidade da conjuntura epidémica. 

Como é do conhecimento de todos, o projeto tem um blogue e newsletters mensais que podem ser consultados diretamente através da página da Escola. Lá, encontram o contributo dos alunos do Jardim de Infância, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos. A equipa regozija-se ao poder comunicar que as atividades atravessaram os vários Ciclos, fazendo a articulação entre as escolas que compõem o Agrupamento, as quais em uníssono, corresponderam ao desiderato de um Agrupamento unificado, apesar de separado pela distância física.

Antes de findar este texto, que já vai extenso (agora não é tempo de vos maçar, mas sim de retemperar sinergias para o próximo ano letivo), nunca é demais parabenizar, uma vez mais, todos aqueles que contribuíram para o sentido de pertença do Agrupamento, através da partilha de atividades, provando à comunidade que tudo é possível, desde que haja empenho, labor e muita criatividade. Já Fernando Pessoa proclamava “Deus quer, o homem sonha, a obra nasce.”

Para o ano, a equipa conta com a vossa participação e contínua sabedoria, sempre com o anseio de fazer mais e melhor!


OBRIGADA!

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